Sarái Sánchez de Léon ministrou uma palestra durante a aula de Metodologias de Ensino, na Universidade de Caxias do Sul, no dia 22 de maio de 2017, complementando nossos estudos em relação a esse tema, e para que pudéssemos compreender melhor qual é o papel do educador e da escola na Pedagogia de Waldorf.
Imagem: Sarái Sanchez de Leon
Biografia:
Psicóloga;
Especialização em educação com crianças com deficiência;
Mestrado em Educação;
Suas pesquisas foram em relação ao autismo e a educação inclusiva (especialização);
Reside no Brasil desde 2009.
Atualmente é Coordenadora na empresa Centro Dia Caxias CDC e Docente na empresa UCS.
Reside no Brasil desde 2009.
Atualmente é Coordenadora na empresa Centro Dia Caxias CDC e Docente na empresa UCS.
Durante a entrevista destacamos alguns pontos importantes da fala de Sarái.
O Surgimento das Escolas Waldorf
Steiner acreditava numa mudança social, por isso criou essa pedagogia extremamente complexa que volta seus princípios para a Antroposofia e a autoeducação do docente.
Primeira Escola Waldorf em Stuttgart (1919)
Fonte:http://counselling-soniahomrich.blogspot.com.br/2016/08/verso-da-fundacao-da-escola-waldorf-1.html. (maio de 2017)
Stuggard, Alemanha. Fábrica Waldorf. Astoria.
Depois da 2ª Guerra Mundial foram proibidas as escolas Waldorf, pois a ideia era formar crianças para a guerra e não crianças livres, deste modo ficaram apenas algumas escolas clandestinas cultivando esse método.
Observação destacada: nas salas das escolas Waldorf cada turma tem aproximadamente 20 alunos, de diferentes idades, sendo que as crianças vão a escola somente a partir dos 3 anos de idade.
Sarái destaca, para fazermos algo totalmente diferente, como a Pedagogia de Waldorf é necessário que se passe por um processo de desconstrução, deste modo ela não vê possibilidade de implantar uma pedagogia Waldorf em uma escola tradicional, para implantar esse método deve ser criada uma escola Waldorf, pois, a educação nessa perspectiva começa desde o nascimento da criança, de modo que os pais ficam com elas até os três anos, só depois vão para a escola.
Professores, pais e alunos são um só, e a escola é vista como uma segunda casa. Nessa pedagogia fica nítida a participação da família na escola, na educação dos filhos, visto que, esse método se opõe a educação infantil em escolas antes dos 3 anos de idade, já que, não existem escolas Waldorf de turno integral.
Professores, pais e alunos são um só, e a escola é vista como uma segunda casa. Nessa pedagogia fica nítida a participação da família na escola, na educação dos filhos, visto que, esse método se opõe a educação infantil em escolas antes dos 3 anos de idade, já que, não existem escolas Waldorf de turno integral.
No Brasil é possível localizar 100 escolas Waldorf cadastradas.
Os princípios dessa Pedagogia foram fundamentados nas ideias de Rudolf Steiner. Esse método trabalha com as seguintes questões:
- Antroposofia;
- Agricultura biodinâmica;
- Medicina Antroposófica;
- Euritmia;
- Autoridade não imposta;
- Não utilização de livros didáticos.
Vamos compreender o significado desses princípios?
A Antroposofia é uma ciência espiritual, e não uma religião. Por meio da razão procura-se responder as perguntas mais profundas do homem;
Considera-se o homem uma síntese de todo o universo, dimensão que permeia e transcende a física;
O princípio de autoridade não imposta visa o disciplinamento não pela imposição mas por uma negociação;
Segundo Steiner, o ser humano tem três corpos, três nascimentos que dividem-se em:
Físico, Vital e Corpo das Sensações.
Deste modo, dos 0 aos 7 anos: "Corpo Físico": é o período do corpo físico, e nesse época a criança aprende somente por imitação, sendo o docente o modelo para a criança. Nessa faixa etária trabalha-se o movimento, o físico, o abstrato e a lógica e a alfabetização não são introduzidos antes dos 7 anos de idade.
Os brinquedos são paus, panos, tocos de madeira, para que assim ocorra um estímulo a imaginação. Não são utilizados brinquedos industrializados.
Durante o "nascimento" Vital o ser humano tem consciência das suas experiências e durante o "nascimento" Corpo das Sensações ( na puberdade) liberta-se o corpo astral e nessa época destaca-se termos como a razão e a individualidade.
Dos 7 aos 14 anos de idade: "Corpo Vital": destacam-se a autoridade natural, a disciplina, hábitos, ideias e o respeito pelo educador;
Já dos 14 aos 21 anos de idade: "Corpo Sensorial": tornam-se indivíduos livres e conscientes,m eles começam a ter mais de um professor. Destacam-se os trabalhos de visam a escrita, o ensaio, e as pesquisas.
Elementos Básicos da Pedagogia de Waldorf:
- Iniciar com atividades rítmicas de 20 minutos;
- Pensar e trabalhar com atividades que trabalham com abstrato;
- Repetição rítmica, línguas, educação física, música, euritmia (apresentação de escola uma vez por mês) e esportes, sendo que a prática esportiva não prioriza a competitividade
- Experiências, oficinas e artesanato.
- Natureza
Avaliação na Pedagogia de Waldorf
Não é de cunho classificatório, visando sempre a participação dos alunos e o desejo em aprender. Deste modo, a avaliação é um processo contínuo, de maneira que avalia-se o cotidiano e acompanha-se os portfólios.
Para saber mais como foi a palestra, disponibilizamos à seguir um vídeo com um trecho da entrevista.
Vale a pena conferir!
Vale a pena conferir!
Referência Bibliografica:
Disponível em: http://counsellingsoniahomrich.blogspot.com.br/2016/08/verso-da-fundacao-da-escola-waldorf-1.html Acesso em: 27 maio 2017