Método Freinet
Figura 1 - Celestin Freinet
Fonte: http://www.escolacurumim.com.br/wp-content/uploads/2009/04/pedagogia_freinet1.jpg. (maio de 2017)
Figura 2 - Freinet e as crianças de seu instituto na década de 50
Fonte:http://frankvcarvalho.blogspot.com.br/2011/10/celestin-freinet.html. (maio de 2017)
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- Célestin Freinet nasceu em Gars, sul da França em 1896;
- Exerceu a profissão de pastor de rebanhos antes de ser professor;
- Começou a lecionar em 1920 em uma aldeia chamada Bar-sur-Loup;
- Filiou-se ao partido comunista francês em 1925;
- Funda a cooperativa do Ensino Leigo em 1927;
- Em 1928, já casado com Élise Freinet mudou-se para Saint-Paul de Vence, iniciando intensa atividade;
- Em 1933 foi exonerado do cargo de professor;
- Em 1935 funda juntamente com Élise sua própria escola em Vence;
- Durante a Segunda Guerra mundial foi preso como subversivo em um campo de concentração nazista;
- Um ano depois foi libertado e adere a resistência francesa contra o nazismo;
- Em 1956, lidera a campanha 25 alunos por classe;
- Morre em 1966.
Célestin Freinet (1896-1966)
- Um dos mais conhecidos pedagogos franceses do século XX. Nasceu numa pequena comunidade na região dos alpes marítimos;
- Participou da 1ª Guerra Mundial;
- Se lança na educação de crianças populares e investe no potencial de ações educativas de solidariedade e de ajuda mútua.
Célestin e Élise
Célestin encontra Élise (sua esposa) no partido comunista.
Muitas das produções intelectuais assinadas pelo autor ganham a coragem e a
audácia do pensamento dela.
Pedagogia de Freinet
- Célestin Freinet e Élise Freinet trabalham na elaboração pedagógica junto aos percursores da educação nova na França ( 1899-1939);
- Valorização da autoformação e a atividade expontânea das crianças;
- Dinâmica e construção da prática pedagógica que possibilita a expressão da aprendizagem de forma cooperativa sobre a influência do que se passa no cotidiano coletivo
Exemplos: passeios
com os alunos e após a produção de “textos livres”.
Coopérative de
l’Enseignement Laique (CEL)
Élise Freinet cria Coopérative de l’Enseignement Laique. Ela
organizou materiais didáticos pedagógicos cunhando a pedagogia de Freinet,
porém ao ser divulgada e difundida na formação de professores franceses e em
outros países, o trabalho do autor é rejeitado
1935 Freinet cria sua própria escola em Vence, Le Pioulier
- Agregava crianças de parentes militares do partido comunista e mais tarde, um grande número de refugiados espanhóis que desconhecem a língua francesa;
- Plano de trabalho individualizado inspirado nas ideias de Helen Parkhurst e Robert Dotters;
- As atividades individualizadas são orientadas a partir de um fichário de autocorreção e as atividades de grupo são desenvolvidas colaborativas e com objetivo preciso;
- Potencializa as capacidades inventivas e participativas.
Método Freinet
Defende que as condições didáticas dependem de contextos
particulares
- Expressão Livre (valoriza a expressão das crianças
- Cooperação: ouvintes como ensinantes dos seus pares
- Aprendizagem por tacteamento experimental: aprende a fazer e fazendo se engana e erra, e retoma seus erros progredindo
Valorização do trabalho inventivo como parte do encontro com as
potencialidades do meio social, cooperativo, organizado e autogerido
Disponível em: http://www.escolacurumim.com.br/wp-content/uploads/2009/04/pedagogia_freinet1.jpg Acessado em:08.05.2017;
Disponível em: http://frankvcarvalho.blogspot.com.br/2011/10/celestin-freinet.html Acessado em: 08.05.2017;
MATOS, Sônia Regina da Luz. Os educadores franceses Célestin Freinet e Fernand Deligny. In: Revista Iberoamericana. http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana.
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