terça-feira, 11 de abril de 2017

Método Freinet

Método Freinet

Figura 1 - Celestin Freinet
                                                      
 Fonte: http://www.escolacurumim.com.br/wp-content/uploads/2009/04/pedagogia_freinet1.jpg. (maio de 2017)
                                                 
                                             
Figura 2 - Freinet e as crianças de seu instituto na década de 50
Fonte:http://frankvcarvalho.blogspot.com.br/2011/10/celestin-freinet.html. (maio de 2017)
Biografia:
  • Célestin Freinet nasceu em Gars, sul da França em 1896;
  • Exerceu a profissão de pastor de rebanhos antes de ser professor;
  • Começou a lecionar em 1920 em uma aldeia chamada Bar-sur-Loup;
  • Filiou-se ao partido comunista francês em 1925;
  • Funda a cooperativa do Ensino Leigo em 1927;
  •  Em 1928, já casado com Élise Freinet mudou-se para Saint-Paul de Vence, iniciando intensa atividade;
  • Em 1933 foi exonerado do cargo de professor;
  • Em 1935 funda juntamente com Élise sua própria escola em Vence;
  • Durante a Segunda Guerra mundial foi preso como subversivo em um campo de concentração nazista;
  • Um ano depois foi libertado e adere a resistência francesa contra o nazismo;
  • Em 1956, lidera a campanha 25 alunos por classe;
  • Morre em 1966.

                  
Célestin Freinet (1896-1966)           
  • Um dos mais conhecidos pedagogos franceses do século XX. Nasceu numa pequena comunidade na região dos alpes marítimos;
  • Participou da 1ª Guerra Mundial;
  • Se lança na educação de crianças populares e investe no potencial de ações educativas de solidariedade e de ajuda mútua.

Célestin e Élise     
Célestin encontra Élise (sua esposa) no partido comunista. Muitas das produções intelectuais assinadas pelo autor ganham a coragem e a audácia do pensamento dela.

Pedagogia de Freinet
  • Célestin Freinet e Élise Freinet trabalham na elaboração pedagógica junto aos percursores da educação nova na França ( 1899-1939);
  • Valorização da autoformação e a atividade expontânea das crianças;
  • Dinâmica e construção da prática pedagógica que possibilita a expressão da aprendizagem de forma cooperativa sobre a influência do que se passa no cotidiano coletivo


Exemplos: passeios com os alunos e após a produção de “textos livres”.

Coopérative de l’Enseignement Laique (CEL) 
Élise Freinet cria Coopérative de l’Enseignement Laique. Ela organizou materiais didáticos pedagógicos cunhando a pedagogia de Freinet, porém ao ser divulgada e difundida na formação de professores franceses e em outros países, o trabalho do autor é rejeitado

1935 Freinet cria sua própria escola em Vence, Le Pioulier
  • Agregava crianças de parentes militares do partido comunista e mais tarde, um grande número de refugiados espanhóis que desconhecem a língua francesa;
  • Plano de trabalho individualizado inspirado nas ideias de Helen Parkhurst e Robert Dotters;
  • As atividades individualizadas são orientadas a partir de um fichário de autocorreção e as atividades de grupo são desenvolvidas colaborativas e com objetivo preciso;
  • Potencializa as capacidades inventivas e participativas.



Método Freinet       

Defende que as condições didáticas dependem de contextos particulares
 Três pilares da didática de “invariantes pedagógicas”
  • Expressão Livre (valoriza a expressão das crianças
  • Cooperação: ouvintes como ensinantes dos seus pares
  • Aprendizagem por tacteamento experimental: aprende a fazer e fazendo se engana e erra, e retoma seus erros progredindo

Valorização do trabalho inventivo como parte do encontro com as potencialidades do meio social, cooperativo, organizado e autogerido


Referências Bibliográfias:

Disponível em: http://www.escolacurumim.com.br/wp-content/uploads/2009/04/pedagogia_freinet1.jpg Acessado em:08.05.2017;

Disponível em: http://frankvcarvalho.blogspot.com.br/2011/10/celestin-freinet.html Acessado em: 08.05.2017;

MATOS, Sônia Regina da Luz. Os educadores franceses Célestin Freinet e Fernand Deligny. In: Revista Iberoamericana. http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana.

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