segunda-feira, 10 de abril de 2017

Elementos do Método Ativo de Maria Montessori


Você já ouviu falar no método de Maria Montessori? Você já utilizou algum dos materiais abaixo?

Materiais montessorianos
Fonte: http://clinicasuperacao.com.br/metodo-montessori-outro-olhar-sobre-ensino-e-aprendizagem/(maio 2017)

Esses são materiais montessorianos. Abaixo falaremos um pouco sobre esse método. 
Maria Montessori transpôs para crianças normais seu método de recuperação de crianças deficientes. Construiu-se um ambiente escolar com objetos pequenos para que a criança tivesse pleno domínio deles: mesas, cadeiras, estantes e etc.   
Explorou técnicas completamente novas: como por exemplo: a lição do silêncio que ensinava a dominar a fala e a lição da obscuridade para educar as percepções auditivas.


Ela propunha despertar a atividade infantil através do estímulo e promover a auto-educação da criança, colocando meios adequados de trabalho a sua disposição. O educador, portanto, não atuaria diretamente sobre a criança, mas ofereceria meios para a sua autoformação.


Seu método empregava um abundante material didático (cubos, prismas, sólidos e etc)destinado a desenvolver a atividade dos sentidos.



   Método de Maria Montessori 
Fonte: https://onmilwaukee.com/family/articles/tosamontessori.html (maio de 2017)
                              

Pontos destacados:        


O educando é educador de si mesmo: Tem a possibilidade de escolher o seu trabalho, de se mover por conta própria, de se tornar responsável pelo seu progresso e crescimento

Aprendizagem significativa e individualizada

método proporciona ambiente adequado e materiais interessantes para que a criança se desenvolva, por seus próprios esforços, no seu ritmo e seguindo seus interesses.

aluno usa individualmente os materiais a medida de sua necessidade.

"A primeira ideia que uma criança precisa ter é a da diferença entre o bem e o mal. E a principal função do educador é cuidar para que ela não confunda o bem com a passividade e o mal com a atividade."



(Maria Montessori)


Fonte: https://3.bp.blogspot.com/hwjh4wJzqE/WQ_GVXCWyFI/AAAAAAAAAI0/8zqix_vp3kEU24sF_b1_3cWAwjlm526yQCLcB/s1600/montessori.jpg. (maio de 2017)


Referências Bibliográficas: 



GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicasSão Paulo: Ática. 8ª edição. 2001, p. 142-153;



Organização Montessori do Brasil. Disponível em: >http://omb.org.br/omb/escolas<.Acessado em:10 de abril de 2017;



SEBARROJA, Jaume Carbonell. Maria Montessori. Educação ativa e sensorial. In: Pedagogias do século XX. Porto Alegre: Artmed, 2003, p. 25-36.


Nenhum comentário:

Postar um comentário